Realidade Aumentada muito além do Marketing

O tema Realidade Aumentada (AR) vem aparecendo com frequência na mídia nos últimos dias, e cada vez mais, grandes marcas têm apostado nesse filão para atrair a atenção dos consumidores e viralizar nas redes sociais.

Até pouco tempo atrás, aplicações mais complexas de Realidade Aumentada eram consideradas assunto de ficção científica. Hoje elas fazem da nossa realidade e estão acessíveis para qualquer pessoa que possua um Smartphone Android ou iOS.

As tecnologias de AR estão evoluindo muito rapidamente e atualmente já é possível acessar Realidade Aumentada até mesmo sem aplicativo. Já existem SDKs para desenvolvedores que conseguem levar a realidade aumentada para o browser, permitindo que possa ser acessada até mesmo em celulares mais antigos.

Confira alguns exemplos de ações com Realidade Aumentada que viralizam recentemente:

Coca-Cola:

Uma ação que chamou a atenção do mundo para o tema de AR foi certamente a da Coca-Cola. O usuário baixa um aplicativo e escaneia uma latinha com a câmera do celular, exibindo uma animação com ursos polares na própria latinha. Confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=f-YAsMb3RfQ

cocacola

Lego:

Até mesmo brinquedos clássicos como o LEGO estão se reinventando com o uso das novas tecnologias. A LEGO está lançando uma nova linha de brinquedos que permite a interação do mundo físico com o mundo virtual através de um aplicativo com realidade aumentada.

Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HWo5u6-jmHM

21122525983082-t1200x480

Nestlé:

A Nestlé irá lançar para a páscoa um aplicativo de Realidade Aumentada para promover o ovo Surpresa. Cada ovo conterá uma moeda física que poderá ser escaneado a partir do aplicativo Nestlé Realidade Aumentada. Através do aplicativo, será possível visualizar dinossauros em AR na tela do celular.

————

Obviamente, todas as campanhas citadas possuem claramente objetivos de marketing, pois têm a finalidade de promover produtos, ou atrair a atenção de consumidores para o chamado “efeito uau”.

Mas muito mais do que isso, essas marcas estão passando uma imagem de pioneirismo e de vanguarda na adoção de novas tecnologias como as de Realidade Aumentada e também oferecendo novas oportunidades de interação com os seus produtos.

Mas não é apenas de Marketing que vive a Realidade Aumentada. Confira os artigos que escrevemos sobre a aplicação de Realidade Aumentada em diversas áreas:

– Esportes: http://blog.mediaglass.com.br/aplicacoes-de-wearables-nos-esportes/

– Indústria: http://blog.mediaglass.com.br/aplicacoes-de-wearables-na-industria/

– Logística: http://blog.mediaglass.com.br/aplicacoes-de-wearables-em-logistica/

– Saúde: http://blog.mediaglass.com.br/aplicacoes-de-wearables-na-saude/

– Setor Imobiliário: http://blog.mediaglass.com.br/aplicacoes-de-realidade-aumentada-e-virtual-no-setor-imobiliario/

– Turismo: http://blog.mediaglass.com.br/aplicacoes-de-realidade-aumentada-e-virtual-no-turismo/

Flávio França é CEO e fundador da Media Glass, a pioneira no Brasil em aplicativos para Tecnologias Vestíveis. Flávio é também um dos primeiros Google Glass Explorers do Brasil e é palestrante em eventos de empreendedorismo e inovação.


Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *