Case: Projeto Smart Glass na Mercedes Benz

Pick by Glass: Aplicativo que auxilia a busca por um produto dentro de um armazém ou centro de distribuição, dando suporte ao processo de Picking. O usuário veste um Google Glass (óculos de Realidade Aumentada), que exibe ao usuário os itens que precisa coletar e a localização exata.

Ao visualizar o item, o usuário ainda pode scanear o código de barras direto no óculos e a saída daquele item já é automaticamente processada no inventário. Como o maior tempo gasto no processo de picking é o de deslocamento, a lista é exibida de forma otimizada de acordo com a proximidade, encurtando assim as distâncias entre o item atual e o próximo.

Seguem abaixo as telas do aplicativo.

A Mercedes-Benz, como todos conhecem, é uma marca alemã de automóveis pertencente ao grupo Daimler AG, criada em 1924 e resultado de uma fusão entre a Benz & Cia. e a Daimler. É a mais antiga empresa de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo. Aqui no Brasil ela possui grande operação de produção de caminhões em São Bernardo do Campo.

O problema

O processo de Picking é um dos mais importantes do setor de logística. Consiste na recolha em armazém de certos produtos, face a pedido de um cliente interno ou externo.

Este procedimento possui grande influência no faturamento de uma empresa, uma vez que sua velocidade pode afetar a entrega de pedidos ou até mesmo gerar um gargalo, impactando toda receita. Sendo assim, as empresas estão sempre em busca de soluções para acelerar esse processo.

picking1 picking2

O Projeto

A Mercedes-Benz entrou em contato conosco na busca de um aplicativo que pudesse acelerar o processo de Picking e demonstrar as tecnologias de Smart Glass e Realidade Aumentada. O aplicativo seria apresentado em um importante evento promovido pela fábrica.

O evento Market Place IT promovido pela Mercedes-Benz nos dias 23 e 24 de maio de 2016 em sua planta em São Bernardo do Campo trouxe empresas do setor de Tecnologia da Informação para apresentar tecnologias para o setor automobilístico. Em nosso stand apresentamos o aplicativo Pick by Glass, que segue descrito abaixo.

foto_mercedes1

Pick by Glass: Aplicativo que auxilia a busca por um produto dentro de um armazém ou centro de distribuição, dando suporte ao processo de Picking. O usuário veste um Google Glass (óculos de Realidade Aumentada), que exibe ao usuário os itens que precisa coletar e a localização exata.

Ao visualizar o item, o usuário ainda pode scanear o código de barras direto no óculos e a saída daquele item já é automaticamente processada no inventário. Como o maior tempo gasto no processo de picking é o de deslocamento, a lista é exibida de forma otimizada de acordo com a proximidade, encurtando assim as distâncias entre o item atual e o próximo.

Seguem abaixo as telas do aplicativo.

device-2016-04-29-115723 device-2016-04-29-161009

IMG-20160523-WA0005

Flávio França é CEO e fundador da Media Glass, a pioneira no Brasil em aplicativos para Tecnologias Vestíveis. Flávio é também um dos primeiros Google Glass Explorers do Brasil e é palestrante em eventos de empreendedorismo e inovação.


Tags: , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *