Aplicações de Realidade Aumentada no Varejo

Muitos segmentos já perceberam o potencial da tecnologia de Realidade Aumentada. Essa tecnologia tem sido muito explorada pelo Marketing, Jogos, Educação, Saúde e Indústria.

Mas parece que as grandes marcas de varejo ainda não visualizaram todo potencial que essa incrível tecnologia pode trazer aos seus negócios. Por isso separamos aqui algumas aplicações que já são possíveis para o varejo utilizando Realidade Aumentada, ou simplesmente AR (augmented reality).

Varejo AR

O objetivo do projeto é fornecer ao cliente das lojas uma nova experiência de vendas. O usuário baixa um aplicativo no celular e pode visualizar informações específicas sobre os produtos ao apontar o celular para uma gôndola da loja.
Por exemplo, ao apontar para o refrigerador, o usuário visualizará no celular todas as bebidas que estão contidas com seus respectivos preços, volumes, informações nutricionais e quaisquer outras informações relevantes para dar suporte ao momento de compra.

augmented-reality-retail-1Espelho Virtual

Com o crescimento das vendas pela internet, cada vez mais as lojas físicas tem se transformado meramente em espaços para o teste e experimentação de produtos.

A ideia do projeto proposto é elevar a experiência do consumidor a outro patamar, oferecendo para ele na loja uma tela grande em formato de espelho.

A tela possuirá uma câmera e um aplicativo integrado com o estoque da loja, fornecendo ao cliente a possibilidade de experimentar qualquer roupa virtualmente.

1 dRWRuuvuuQkidbFakmwv4w

1 Idb-XDykxqgI8uIRsVwKkQ

1 nujx90tm6QsIDMelF0SIMw

Lista de Compras

Uma das tarefas mais inconvenientes de ter que ir ao supermercado é carregar a listinha de compras (em papel ou celular) e ficar dando “check” cada item. Outra, mais chata ainda é ficar fazendo contas para avaliar se a conta total ficará dentro do nosso orçamento.

Com a Realidade Aumentada esse problema poderá ser resolvido. Utilizando o celular, ou até mesmo um óculos AR (como o Google Glass por exemplo), o usuário poderá carregar toda sua lista de compras em seu campo visual e visualizar automaticamente o preço só de focalizar o produto com a câmera.

google glass shopping

Google_Glass_header1

shopx-app-702

Flávio França é CEO e fundador da Media Glass, a pioneira no Brasil em aplicativos para Tecnologias Vestíveis. Flávio é também um dos primeiros Google Glass Explorers do Brasil e é palestrante em eventos de empreendedorismo e inovação.


Tags: , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *