Aplicações de Realidade Aumentada e Virtual no Turismo

Grande tendência na Tecnologia da Informação, a chamada Wearable Computing (Computação Vestível) também interessantes aplicações para o turismo que podem ajudar o turista a ter experiências cada vez mais incríveis!

Visualização de Informações de Pontos Turísticos

Esse aqui vai fazer você se sentir em um filme futurista! Por meio de um óculos de Realidade Aumentada (como um Google Glass), você pode simplesmente olhar para um ponto turístico que ele vai te falar informações sobre o local! Como é? É isso mesmo!

Exemplo: A pessoa olha para a Torre Eiffel, e por meio de avançadas tecnologias de reconhecimento de imagem, o óculos identifica que aquela é a Torre Eiffel e já busca em uma base de dados um texto ou um arquivo de som para tocar dizendo coisas como: “A Torre Eiffel é uma torre treliça de ferro do século XIX localizada no Champ de Mars, em Paris, a qual se tornou um ícone mundial da França. Foi inaugurada em 31 de março de 1889…”.

O óculos também pode te indicar a localização dos pontos turísticos como um GPS em Realidade Aumentada. Incrível né?

Veja que demais esse experimento que foi feito na cidade de Madrid: https://www.youtube.com/watch?v=20HKji8u5do

GuidiGO-for-Glass-Indoor-Outdoor-maps

Tour Guiado em Museus

Também por meio de Reconhecimento de Imagem e Realidade Aumentada, é possível exibir informações sobre obras de arte somente olhando para elas. Essa tecnologia já é utilizada no Computer History Museum em Montain View (Califórnia, EUA), no museu de Montmartre (Paris, França) e no Royal Ontario Musem (Ontario, Canadá).

glass-wall

Tour Virtual

Imagine que incrível seria se você pudesse ir para uma praia paradisíaca no Caribe, dar uma passada em Machu Picchu, visitar a Torre Eiffel em Paris e terminar o dia no Coliseu de Roma?

Acredite se quiser, já é possível fazer tudo isso em questão de minutos e sem sair do lugar. Com os chamados óculos VR (Realidade Virtual), você pode ter uma experiência imersiva sem sair do lugar.

Agências de Viagem podem utilizar essa tecnologia comercialmente para auxiliar os clientes a escolherem seu próximo destino. É claro que essas tecnologias não substituem à boa e velha viagem tradicional, mas te ajudam bastante na escolha né?

turismo-e-tecnologia-4

As aplicações aqui citadas estão de fato revolucionando por completo o setor de turismo. E em breve muitas outras poderão surgir. Teve alguma ideia? Você trabalha com turismo?

Vamos bater um papo sobre isso! Agende uma visita de nossos consultores na sua empresa:

Clique aqui para agendar visita

Flávio França é CEO e fundador da Media Glass, a pioneira no Brasil em aplicativos para Tecnologias Vestíveis. Flávio é também um dos primeiros Google Glass Explorers do Brasil e é palestrante em eventos de empreendedorismo e inovação.


Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *